Páginas

19 outubro, 2013

Grave acidente na RN-288 deixa vários feridas próximo a Caicó


Informações Geraldo Oliveira / Fotos: Jair Sampaio - Uma colisão frontal na RN-288 que liga Caicó a São José do Seridó deixou feridos no início na manhã deste sábado (19/10). O fato aconteceu nas proximidades do sítio São Bernardo e os jovens foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados para o Hospital Regional, em Caicó.

Foram socorridos Joabson da Costa, condutor do Meriva prata 1.8, placas MYN 3658, Jaedson Félix dos Santos, 21 anos, residente a Rua Francisco Batista, 143, Bairro Paraíba, Wildiane Fabelane de Araújo Chacon e Fabelane Alkiele Araújo da Silva, 16 anos, ambas residentes a Francisco Germano, Bairro Alto da Boa Vista. Os quatros ocupavam o mesmo veículo e estão em observação médica.

Já Francisco das Chagas de Medeiros Lima conduzia um caminhão Amarelo placa KJQ – 9654 e seguia de Caicó para Santa Cruz quando o Meriva, que seguia de Cruzeta para Caicó, invadiu a contramão e colidiu frontalmente. Ele permanece em observação médica.




SEEC/RN define calendário de eleição para diretores das escolas estaduais da região do Trairi



A Secretaria Estadual de Educação divulgou o calendário oficial das eleições escolares 2013. Na região jurisdicionada pela 7ª Diretoria Regional de Educação (DIRED), 16 escolas passarão por escolhe de novos gestores.
O calendário é o seguinte: até próxima segunda-feira estão sendo realizadas as inscrições das chapas junto à Comissão Eleitoral Escolar, de 22 a 25 de outubro será o período de homologação das chapas e de 29 de outubro a 20 de novembro o de campanha eleitoral nas escolas.
A eleição ocorrerá no dia 2 de dezembro. Terão direito a voto, professores, funcionários das escolas, estudantes e pais ou responsáveis. Cada seguimento equivale a 25% do total da apuração dos votos. Este será o oitavo ano de eleição nas escolas estaduais do Trairi. E sempre os anos ímpares são considerados os mais difíceis, pois o número de escolas que participam do pleito é bem maior que nos anos pares, o que requer maior atenção da comissão organizadora.As escolas onde haverá eleição são as seguintes: em Santa Cruz Professor Francisco Ribeiro, João Ferreira de Souza, José Bezerra Cavalcanti, Rita Nelly Furtado, Pedro Severino (CAIC), Cosme Ferreira Marques e Isabel Oscarlina Marques.
Em Campo Redondo Maria Arioene e José Borges, em Tangará João Ataíde, em Japi Coronel Medeiros II, em Lajes Pintadas São Francisco, em São Bento do Trairi Maria Lídia, em Sítio Novo José Nunes, Coronel Ezequiel a escola José Joaquim e em Jaçanã a escola estadual Terezinha Carolino.

TRE/RN marca data de novas eleições para Lajes Pintadas, mas Nivaldo Alves já recorreu da decisão e aguarda uma liminar para voltar ao cargo


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) marcou a data para as novas eleições no município de Lajes Pintadas. A corte decidiu pelo dia 1º de dezembro, data que servirá para os lajes-pintadenses irem às urnas escolher o novo gestor.
Poderão concorrer aos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito aqueles que tenham domicílio eleitoral de, no mínimo, um ano antes da data marcada para as eleições e estejam filiados a partido político pelo mesmo prazo, salvo se o estatuto partidário estabelecer prazo superior.
As convenções partidárias para deliberar sobre formação de coligações e escolha de candidatos a Prefeito e Vice-Prefeito serão realizadas no período de 23 a 30 de outubro de 2013.
O prefeito Nivaldo Alves e o vice-prefeito Raimundo Diogo foram cassados pelo TRE no último dia 30 e desde a última sexta-feira a presidente da Câmara dos Vereadores, Márcia Meire, assumiu a gestão do município enquanto não acontece a nova eleição.
Nivaldo Alves já recorreu da decisão do TRE e aguarda uma liminar para voltar ao cargo e suspender a eleição, enquanto o mérito da ação não é julgado no pleno do TSE.
Enquanto esta determinação não é publicada, o calendário eleitoral em Lajes Pintadas está mantido.
Estarão aptos a votar os eleitores que constam no cadastro eleitoral em situação regular e com domicílio eleitoral no município até 151 dias antes da data marcada para as novas eleições.

Horário de verão começa no domingo em três regiões do país


O horário de verão começa à 0h do próximo domingo (20), quando os relógios devem ser adiantados uma hora em todos os Estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil. A medida vai vigorar até 16 de fevereiro de 2014.
O principal objetivo do horário de verão é aliviar as redes de transmissão de energia nos períodos do dia em que o consumo é mais intenso, principalmente das 19h às 21h. Nos últimos dez anos, a medida possibilitou uma redução média de 4,6% na demanda por energia no horário.
A estimativa é que neste ano a economia proporcionada pelo horário de verão chegue a R$ 400 milhões, relativos ao acionamento de térmicas. Segundo o Ministério de Minas e Energia, cerca de R$ 4,6 bilhões também precisariam ser gastos em investimentos em geração e transmissão, caso o horário de verão não fosse adotada.
Desde 2008, um decreto presidencial estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.
De acordo com o decreto, a mudança no horário ocorrerá, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo.