Páginas

19 dezembro, 2013

Colação de Grau em Campo Redondo

Na tarde de hoje em Campo Redondo houve um evento Jamais visto pela população deste município. Uma colação de grau das crianças que vão estudar no 1º ano em 2014 e também dos alunos concluintes do 9º ano. esta colação de grau teve o apoio exclusivo da secretaria municipal de educação que tem como secretaria Simone Cortez e do prefeito Alessandru Alves. todos estão de parabéns por este evento pela primeira vez que o gestor municipal faz um evento deste que com certeza vai levantar a alto estima dos alunos a estudar ainda mais.










































Satélite Gaia, que fará mapa da galáxia, é lançado com sucesso


Satélite europeu foi lançado nesta quinta-feira a bordo do foguete Soyuz.
Gaia terá como missão fazer um atlas tridimensional da Via Láctea.

 

Imagem é uma impressão artística do telescópio europeu Gaia. (Foto: AFP Photo/ESA/D. Ducros)Imagem é uma impressão artística do telescópio europeu Gaia. (Foto: AFP Photo/ESA/D. Ducros)
 satélite Gaia, um dos telescópios mais complexos da história da Europa, decolou nesta quinta-feira (19) com êxito do Centro Espacial Europeu de Kuru, na Guiana Francesa, a bordo de um foguete russo Soyuz. O lançamento foi feito às 7h12 de Brasília.
O "cartógrafo da galáxia" terá como missão fazer um atlas tridimensional da Via Láctea. A missão vai durar no total cinco anos, talvez seis, durante os quais o telescópio-satélite localizará um bilhão de estrelas, cada uma das quais será observada setenta vezes. Em mais de 99% delas, nunca se estabeleceu com precisão sua distância em relação à Terra.

O telescópio-satélite Gaia, construído em Toulouse, no sul da França, pela empresa Astrium por encomenda da Agência Espacial Europeia (ESA), deve se separar do estágio superior do foguete lançador após 41 minutos e 59 segundos de voo.
"Em menos de dois anos teremos um catálogo de todo o céu", antecipou François Mignard, encarregado da participação francesa no projeto Gaia. Trata-se do sexto foguete Soyuz lançado da Guiana Francesa, o segundo em 2013.
Gaia se posicionará a 1,5 milhão de quilômetros da Terra, em um local privilegiado - o ponto de Lagrange 2 -, que tem como uma de suas vantagens possuir um entorno térmico estável, e descreverá uma órbita elíptica para evitar os eclipses do sol pela Terra.
O telescópio permitirá fazer um mapeamento tridimensional da Via Láctea, um atlas do céu, e também reconstruir a história da formação e evolução da nossa galáxia. Isto possibilitará aos astrofísicos fazer "arqueologia galáctica", segundo Mignard.
Gaia nos permitirá "compreender melhor qual é o nosso lugar no universo", resumiu Catherine Turon, membro do Observatório de Paris
.

Atriz de "Malhação" sofre acidente no Rio; estado é grave

A atriz Mariana Cortines, de 24 anos, que interpretou Kika na temporada de"Malhação" que terminou em julho, sofreu um acidente de carro na madrugada desta quarta-feira (18), no Rio.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o carro onde estava Mariana bateu em um ônibus. Ela sofreu traumatismo craniano e está internada em estado grave no hospital Miguel Couto, zona sul da cidade. Mariana também fraturou o fêmur.
Uma amiga próxima de Mariana contou ao UOL que a atriz se submeteu a uma cirurgia nesta tarde e está em coma induzido.  Os médicos irão aguardar três dias para saber qual a real gravidade do estado de saúde da atriz.
"Estou confiante que vai dar tudo certo. Temos um grupo com a galera de 'Malhação' e estamos torcendo para ela", declarou a atriz Alice Wegmann, que contracenou com Mariana na novela da Globo. De acordo com Alice, Mariana sofreu o acidente depois de se encontrar com amigas no Baixo Gávea, zona sul do Rio.
Mariana estava em cartaz no Rio com a peça "Alice & Gabriel". Por causa do acidente, o espetáculo teve sessão cancelada.
Uol Rio.